top of page

CURIOSIDADES

A HISTÓRIA DE UM COLECIONADOR

Elio Medeiros

Era o ano de 1982, pouco mais de 18h, meu pai (Sr. Leodegário) havia chegado de Currais Novos/RN, onde tinha ido fazer compras para a sua Cigarreira, quando de repente ele abriu um

Copa do Mundo Espanha 82

Helhinho em 1983

chiclete, pegou a figurinha que por sinal era de Luizinho zagueiro da Seleção Brasileira, e foi logo colando no Álbum de Figurinhas, não, ele não foi colecionar, e sim, mostrar a novidade aos clientes, que simplesmente adoraram, sucesso absoluto, uma febre entre homens, mulheres e crianças, que não paravam de comprar, as crianças em especial pegava todo trocadinho que conseguia, ia logo correndo comprar os chicletes, eu pedia pro meu pai, minha mãe e a minha avó D. Anunciada (meu principal alvo) .


Com o início da Copa do Mundo e com o a Seleção Brasileira mostrando um futebol mágico, o sucesso das figurinhas só aumentou, haja dentes para mastigar aqueles chicletes Ping Pong nada macio.

Na época com apenas oito (8) anos, eu não colecionava o álbum, só juntava as figurinhas (de preferência as do Brasil) e pregava no meu caderno ou em caixas de fósforos para jogar com meus amigos.

 

Com isso eu passei a descobrir os craques da Copa, além dos craques Brasileiros Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo e Júnior, o Argentino Maradona, o Francês Platini, o Alemão Rummeningg, os Poloneses  Lato e Boniek e na Itália, bom na Itália eu só viria a descobrir após a derrota do Brasil para a Itália por 3x2, Paolo Rossi, autor dos três gols da Itália sobre o Brasil naquela fatídica tarde de 5 de Julho de 1982 no Estádio Sarriá em Barcelona.

Bom o Brasil perdeu a Copa, mais acabei tomando gosto por colecionar figurinhas, e poucos meses depois eu conseguir comprar de um amigo o álbum da Copa, não estava completo, faltava algumas figurinhas, mais eu guardei por alguns anos, mais acabei perdendo-o.

Copa do Mundo Espanha 82

Capa do Álbum Ping Pong

Copa do Mundo Espanha 82

Álbum Ping Pong Espanha 82

Naquele mesmo ano, os Chicletes Ping Pong lançou as Figurinhas da Formula 1, e logo que eu descobrir passei a colecionar, mas não fez nem de longe o sucesso do álbum da Copa, mais eu passeio a me interessar pelo automobilismo, já que tinha o Brasileiro Nelson Piquet, Campeão Mundial de 81. Além do Brasileiro, tinha o Francês Alain Prost, o Austríaco Niki Lauda, entre outros. O o Tri-campeão Ayrton Senna, aparece no Álbum da Multi Editora de 1989.

Copa do Mundo Espanha 82

Capa do Álbum Fórmula 1

Em uma tarde de sábado de 1983, enquanto eu andava na feira de São Vicente/RN, me deparei com uma figurinha jogada rua, apanhei e logo vi que era de um jogador de Futebol, o

Copa do Mundo Espanha 82

Zé Mario em destaque

nome do Jogador era Zé Mário (armador do Guarani), peguei a figurinha e corri para mostrar a novidade a meu pai. Mais quando cheguei à cigarreira, tive uma grande surpresa, ele já estava vendendo as figurinhas Craques da Bola Ping Pong.

Bom, como todo apaixonado por futebol, passei a coleciona-las, e desta vez, completei o álbum e tenho até hoje, por sinal, muito bem guardado.

 

O álbum de Figurinhas Craques da Bola Ping Pong, era composto por 16 clubes brasileiros, sendo do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.


Como naquela época os craques da Seleção jogavam no Brasil, às figurinhas tinha os Craques da copa de 82, como Zico, Júnior, Eder, Luizinho, Valdir Perez, Sócrates, Leandro, Cerezo, Oscar entre outros.

1984 era ano de Olimpíadas (eu nem sabia o que era Olimpíadas), mais eu já um colecionador inveterado (Colecionava de tudo que era figurinhas, até aquelas que davam brindes (nunca conseguir ganhar nada, sempre faltava uma figurinha), novamente os chicletes Ping Pong

Copa do Mundo Espanha 82

Ping Pong Olimpíadas 1984

lançou uma coleção de figurinhas, e eu claro, passei a coleciona-las, as figurinhas traziam curiosidades sobre as Olimpíadas anteriores, conseguir até um álbum, que eu o encontrei em uma revista em quadrinhos do Tio Patinhas.

 

Mais esses álbuns Ping Pong da Fórmula 1 e das Olimpíadas, nem de longe caiu no gosto da criançada da minha cidade, com os álbuns incompletos, com o passar do tempo, eles desapareceram.

 

Nesse período de 1983 e 1984, além desses álbuns que eu mencionei anteriormente, também descobrir o Futebol Cards Ping Pong e os Grandes Jogos, tentei coleciona-los, mais como não estava mais sendo comercializados era muito difícil consegui-las, então eu desistir, mais conseguir algumas que guardo até hoje.

Já com 12 anos, não colecionava mais figurinhas, mais 1986 era ano de Copa do Mundo, e eu no entanto só queria uma tabelinha da para acompanhar os jogos.

 

Mais quando novamente meu Pai (Sr. Leodegário), sempre ele, trouxe a novidade, Chicletes Ping Pong Copa do Mundo México 86, e logo aquela velha chama se acendeu, passeio a colecionar, foi um sucesso com as crianças, todo dinheirinho que nós conseguíamos, corria para comprar os chicletes. Com as figurinhas repetidas nos trocávamos e jogávamos bafo-bafo (era ótimo).

Como as figurinhas traziam craques agora já conhecidos, pós haviam disputado a Copa de 82, ficou mais fácil identifica-los.

 

Mesmo com o sucesso das Figurinhas o tão esperado álbum não chegou, e o jeito foi improvisar um, caderno logo virou álbum de figurinhas, mais eu preferi fazer diferente, pois as linhas das folhas do caderno marcavam as figurinhas, daí eu fiz de folhas de ofício totalmente brancas (veja abaixo).

Com o problema do álbum resolvido, tinha outro, pois as Seleções do Canadá, Bélgica, Bulgária, Irlanda do Norte, Escócia, Dinamarca, Marrocos, Hungria, Polônia, Argélia, Coréia do Sul e Iraque (isso mesmo, o Iraque já disputou uma Copa, o Técnico era o Brasileiro Evaristo de Macedo), vinham com figurinhas duplas, aquelas que cada figurinha é dividida para dois jogadores, mais nós só conseguimos os da Hungria, das outra seleções, só a bandeira e os torcedores.

 

Bom com a eliminação do Brasil pela França nos pênaltis, e a Argentina de Maradonna conquistando o bicampenato mundial, a Copa chegou ao fim, guardei o meu improvisado e incompleto Álbum de Figurinhas México 86 (em 1990 colei algumas figurinhas (bandeira e mascote) da Copa de 90, e finalmente em 2013 conseguir o Álbum Completo digitalizado na net).

Leodegário e Loudes

Meus Pais (Lourdes e Leodegário)

Com o fim da Copa de 86 e com a adolescência chegando, parei de colecionar figurinhas, mais em 1989, quando eu fui há cidade de Currais Novos/RN acompanhar o meu pai que foi fazer compras para a sua Cigarreira, aproveitei a oportunidade e fui até a banca de jornal comprar uma revista Placar, chegando lá descobrir o Álbum de Figurinhas do Campeonato Brasileiro de 89, as figurinhas era da Editora Abril, e fui logo comprando e passeio a colecionar.

Todas as segundas-feiras, lá ia eu até Currais Novos/RN (distante 20 km) comprar os envelopes de figurinhas, mais como não tinha outros colecionadores em minha  cidade

Figurinhas Campeonato Brasileiros 89

Capa do Álbum da  Abril 1989

(São Vicente/RN), logo não tinha com quem trocar as repetidas, o ano acabou, o Vasco foi Campeão Brasileiro, e eu acabei com um álbum incompleto, e cheio de figurinhas repetidas.

 

Essa foi à última vez que eu colecionei álbum de figurinhas.

A partir do meio dos anos noventa, já morando em Currais Novos/RN, em vez de colecionar figurinhas, passeio a comprar o Guia Placar do Campeonato Brasileiro e da Copa do Mundo (tenho todos desde 1998). Mais no início dos anos de 2000, a pedido da minha mãe (Lourdes), fui arrumar minhas revistas Placar que estavam dentro de uma caixa que havia se rasgado. Quando estava arrumando me deparei com o meu improvisado Álbum da Copa do México 86, junto dele também estava o

Álbum de Figurinhas Craques da Bola Ping Pong.

Logo passei a folheá-los, e a velha chama que a muito havia se apagado, se acendeu, mais de uma maneira diferente, não para colecionar novas figurinhas, mais para encontrar os que a muito eu tinha perdido, como o da Copa de 1982.

 

Mais onde procura? Bem com a popularização de internet, passei a procurar por sites de colecionadores, mais os preços não eram nada amigáveis.

 

Depois de alguns anos de pesquisa passei a encontrar álbuns de figurinhas completos, não só da Copa do Mundo mais de outros campeonatos, como o Brasileirão, Italiano, Espanhol, Champions League, e uma raridades que eu nem sabia que existia, como balas de futebol.

 

Há poucos anos atrás me descobrir com um grande acervo de figurinhas, e passei a pensar na ideia de colocá-las na internet para compartilha-las com outras pessoas assim como eu, que colecionaram figurinhas na infância e possam revê-las e relembrar.

Álbum Fifa World Cup Brasil 2014

Álbum virtual da Panini Copa 2014

Continuei com a ideia de montar um site para postar o meu acervo de figurinhas na internet e passei a organiza-las.

 

No dia 07 de Setembro de 2015, nasceu o site FIGURINHA ESPORTE CLUBE com o nome de LOUCOS POR FIGURINHAS, que traz várias figurinhas que fizeram parte não só da minha infância, mais raridades de outras épocas em que eu não era nem nascido, mais que fizeram a história dos álbuns de figurinhas de futebol do Brasil.

Em setembro de 2016, o site passou por uma reformulação, e passou a se chamar, FIGURINHA ESPORTE CLUBE.

Espero que gostem do site.

Obs:

          Todos os Álbuns de Figurinhas mencionados, encontram-se no Site...

bottom of page